Picos-PI, 22 de junho de 2020
Cidades

Picos reabre academias e shoppings centers nesta semana

Academias de esportes e shoppings centers voltam a funcionar, nesta segunda-feira (22), na cidade de Picos. A reabertura corresponde a terceira fase de retorno gradual das atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19),  como prevê o decreto municipal publicado no mês passado.

Foto reprodução

Apesar disso, academias e shopping centers, com exceção das praças de alimentação, não devem reabrir suas portas ao público no dia de hoje pois, pela nova regra local, esses estabelecimentos só poderão funcionar em dias e horários específicos, entre quarta-feira e sábado, das 12hs às 20hs, respeitando medidas sanitárias de prevenção ao vírus.

O retorno é semelhante a forma como ocorreu tanto na primeira como na segunda fase,  quando o funcionamento de setores como óticas, serviços de autopeças, salões de beleza, feiras livres e outros, ficou autorizado pelo poder público municipal desde que os protocolos para evitar a contaminação fossem adotados, como uso obrigatório de máscaras e distribuição de álcool em gel aos clientes.

A estimativa é que bares, clubes, restaurantes e as praças de alimentação de shopping centers reabram a partir da próxima semana (29), respeitando os dias e horários específicos a cada uma dessas atividades, o que ainda pode ser reavaliado caso os órgãos competentes considerem necessário.

“Com certeza. Todo esse trabalho que fazemos é, na realidade, passível de voltarmos atrás, mudarmos tudo e criarmos novas medias. O importante é a gente fazer esse enfrentamento com responsabilidade”, afirmou Júnior Santos, secretário municipal de Saúde.

Aumento dos casos

Desde que inciou a flexibilização das atividades econômicas, Picos registrou aumentos significativos de novos casos da Covid-19. No sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, divulgou dados que revelou uma nova analise da doença, que revelou um crescimento de 116 novos infectados pelo vírus em uma única semana, um acréscimo de 40,7% no número de casos acumulados.

O gestor da saúde no município, no entanto, não relaciona este cenário a reabertura do comércio. “Esse aumento é natural, porque estamos testando mais, tanto as clinicas particulares como o sistema público, então a tendencia é aumentar”, argumenta, ressaltando que moradores de cidades da região são atendidos em hospitais de Picos.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgado ontem (21),  a cidade de Picos contabiliza 406 casos confirmados de Covid-19 e seis óbitos pela doença, uma taxa de incidência de 51,7%. “Acho que o momento agora é de prudencia. Fazer o distanciamento social, a higiene e todas as medidas preventivas que estão no decreto municipal para, com certeza, diminuirmos isso”, concluiu o secretário municipal.

 

ODia

BANNER FINAL MATÉRIA 01

Deixe um comentário