Picos-PI, 25 de junho de 2020
Esporte

Clubes do Piauí reforçam possibilidade de estadual retornar em novembro

Divulgação/FFP

Os dirigentes de clubes de futebol do Piauí se reuniram, nesta quarta-feira, por meio de videoconferência, para discutirem a renovação, até o dia 6 de julho, do decreto que estabelece restrições à circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus. Federação de Futebol do Piauí (FFP) e os representantes dos oito clubes que disputam a Série A do estadual reforçaram a possibilidade de concluir o torneio apenas em novembro. Os dirigentes foram informados pela FFP que o retorno do Piauiense 2020 depende do plano de retomada das atividades econômicas do governo estadual, dos decretos municipais e do calendário da CBF.

Videoconferência FFP — Foto: Divulgação/FFP

Os dirigentes de Altos, 4 de Julho, Flamengo-PI, Piauí, Parnahyba, Picos, River-PI e Timon-PI pouco avançaram nas discussões sobre a retomada do Campeonato Piauiense. Para evitar aglomeração de pessoas, o torneio foi paralisado no dia 17 de março pelo decreto estadual que impôs restrições à realização de eventos esportivos. Apenas setores essenciais funcionam durante a pandemia.

Por meio de nota, a FFP informou que vai continuar aguardando a decisão do governo de prorrogar ou não o isolamento.

Felipe Soares/GloboEsporte.com

O esporte foi incluído no terceiro e último grupo prioritário de retomada dos setores afetados pelo decreto. No entanto, o governo paralisou a flexibilização alegando aumento no número de transmissibilidade da Covid-19 no estado. A retomada da economia será feita em três fases, divididas por setores, cada uma com uma cor específica que determina o grau de prioridade: verde (alta priorização), amarelo (média priorização) e verde (baixa priorização).

  • PRIMEIRA FASE (atividades de alta prioridade, do grupo verde): indústria de transformação, construção, comércio, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.
  • SEGUNDA FASE (atividades de média prioridade, do grupo amarelo): administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, educação, saúde humana e serviços sociais, atividades financeiras, transporte, armazenagem e correio, alojamento e alimentação, atividades imobiliárias, eletricidade e gás.
  • TERCEIRA FASE (atividades de baixa prioridade, do grupo vermelho): artes, cultura, esporte e recreação, indústrias extrativas, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, serviços domésticos.

O Campeonato Piauiense de futebol foi interrompido no dia 17 de março com ainda 20 jogos para serem cumpridos, dentre eles os dois da grande final. Oito clubes disputam a competição mais importante do estado, que dá ao campeão e vice vaga em torneios nacionais, como a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D. Somente em cotas de participação, o campeão estadual do Piauí receberá da CBF algo em torno de R$ 1,3 milhão.

COMO ESTÁ O CAMPEONATO?

Altos e Picos ficaram na 1ª e 2ª posições, respectivamente, na tabela de classificação. O torneio foi paralisado na 10ª rodada da primeira fase, que apontará apenas dois clubes que vão disputar a final.

De acordo com o regulamento, os dois primeiros avançam à final e os dois últimos caem para s Série B — Foto: GloboEsporte.com

De acordo com o regulamento, os dois primeiros avançam à final e os dois últimos caem para s Série B — Foto: GloboEsporte.com

QUANTOS JOGOS RESTAM?

9ª rodada

Piauí x River-PI

10ª rodada

River-PI x Parnahyba

11ª rodada

Timon-PI x 4 de Julho

Altos x Picos

Parnahyba x Piauí

Flamengo-PI x River-PI

12ª rodada

Picos x Piauí

River-PI x Altos

Timon-PI x Parnahyba

4 de Julho x Flamengo-PI

13ª rodada

Flamengo-PI x Picos

Parnahyba x Altos

4 de Julho x River-PI

Piauí x Timon-PI

14ª rodada

Piauí x Flamengo-PI

Picos x Parnahyba

Altos x 4 de Julho

River-PI x Timon-PI

FINAIS

Jogo de ida – 2º colocado x 1º colocado

GE-PI

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário