Picos-PI, 14 de maio de 2020
Cidades

Região de Picos está com déficit no número de leitos de UTI, diz MPE

Ministério Público Estadual do Piauí (MPE) ajuizou uma ação civil pública pedindo que o poder público tome as devidas providências no sentido de ampliar os leitos de UTI no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. A unidade de saúde é considerada de retaguarda na rede de atendimento da Covid-19 e recebe pacientes de uma macrorregião com quase meio milhão de habitantes.

A provocação do ente ministerial à administração estadual neste sentido faz parte de uma série de procedimentos instalados para garantir o cumprimento dos direitos fundamentais da população em meio à pandemia de coronavírus. De acordo com a análise do Ministério Público, o Hospital Regional Justino Luz conta atualmente com 15 leitos na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seriam necessários no mínimo 42 para atender a toda a região de Picos.

Hospital Regional de Picos / Foto reprodução

“Quando a gente analisa os regramentos da OMS [Organização Mundial da Saúde], observamos que precisamos de um a três leitos por mil habitantes. Precisaríamos ter pelo menos 42 leitos de UTI na região de Picos para atender aos 48 municípios. E de leitos clínicos, temos um déficit ainda maior, porque quando pegamos a média nacional, que é de 1,95 leitos, não temos sequer isso para cada mil habitantes. Fizemos uma análise e dentro dela, considerando a quantidade dos infectados e a quantidade de pessoas que realmente possam precisar de leitos, o valor mínimo seria numa faixa de 138 leitos no total”, explica a promotora Itanieli Rotondo Sá, da 2ª Promotoria de Justiça de Picos.

Os membros do grupo de trabalho coordenado por ela também recomendaram aos entes públicos a conclusão da obra no Hospital Regional Justino Luz, que segundo o MP vem sendo executada desde 2016, e o retorno das funções na unidade de saúde dos profissionais cedidos a outros órgãos.

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) disse que essa questão dos leitos no Hospital Regional Justino Luz é de competência da Fundação Hospitalar do Piauí.

Em nota, a FEPISERH (Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares) informou que o Hospital Justino Luz, em Picos, já dispõe de seis leitos na área de UTI exclusivos para o atendimento de Covid-19, além de um respirador móvel. A Fundação aguarda ainda a chegada de quatro respiradores do Ministério da Saúde para concluir a entrega das 10 Unidades de Terapia Intensiva. A FEPISERH ressaltou ainda que até esta quarta-feira (13), apenas 25 leitos clínicos estavam ocupados no Hospital Justino Luz e que os leitos de UTI para Covid-19 possuem apenas dois pacientes internados no presente momento.

 

 

ODia

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário