Picos-PI, 26 de março de 2020
Polícia

Presídio de Picos tem fuga de 14 presos através de túnel; Sindicato culpa decisão judicial

Foto cidadeverde.com

O sistema prisional do Piauí registrou, nesta quarta-feira (25),  a segunda fuga de presos da semana. Na noite de ontem 14 detentos conseguiram fugir da Penitenciária Regional José de Deus Barros, na cidade de Picos, no Sul do Estado.

A secretaria estadual de Justiça afirma que, até às 11h27, seis detentos haviam sido recapturados. Segundo a pasta, os presos fizeram  cavaram um túnel na cela e tiveram acesso à parte externa do presídio. Veja a lista de presos:

Foragidos:

1.Wanderson Da Silva Sousa
2.Sau Walles Rodrigues Da Silva
3.Rafael Dos Santos Lima
4.Romário Pereira Sobreira
5.Marcos Jose De Sousa
6.Francisco Alan De Sousa
7.Erislandio Otavio De Oliveira Pereira
8.Naelson Madeira
9.Ricardo Pereira Da Silva
10.Adilson Da Costa Martins

Recapturados;

José Duarte Almeida Macedo
José Márcio Pereira de Campos
Antônio Luís Bispo da Silva Neto
Geovanio Brito da Silva

Moradores de Picos relatam que o clima na cidade é de tensão. O comandante da Polícia Militar da cidade, major Estanislau Felipe Oliveira, disse que o efetivo está em diligências e que os presos foram recapturados em bairros próximos à penitenciária. “Foram recapturados alguns, mas ainda não temos uma parcial”, disse.

Na tarde da última segunda-feira (23) sete presos fugiram da Penitenciária Irmão Guido.  O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, Sinpoljuspi, atribui as fugas à decisão judicial que concedeu prisão domiciliar,  com monitoramento eletrônico, até o dia 31 de maio deste ano a todos os apenados  que cumprem pena em regime semiaberto na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, Penitenciária Feminina de Teresina, Unidade de Apoio ao Semiaberto, Penitenciária José Ribamar Leite, Penitenciária Irmão Guido e Unidade de Apoio Prisional. A medida foi recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O Vice-presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, critica a decisão e diz que a Vara de Execuções Penais tem “inteira responsabilidade” pelas recentes fugas. Segundo a entidade, só ontem 426 presos da Colônia Agrícola Major Cesar foram liberados para cumprir regime domiciliar e nem todos são monitorados por tornozeleira eletrônica. O monitoramento é de responsabilidade da Sejus.

“Quando o Sinpoljuspi  ficou sabendo que o Dr Vidal [juiz de Execução Penal]  iria implementar medida de liberar presos do regime semiaberto ele nos atendeu e lá pedimos para não implementar as medidas. Porque  iria gerar dois problemas: primeiro para a sociedade  pois os presos  iriam sair sem tornozeleira eletrônica. O segunda seria diretamente no sistema prisional porque os presos não aceitam tratamento diferenciado. O preso pergunta se eles  estão sendo solto por que eu também não sou?”, defende José Roberto.

Os presos beneficiados devem retornar aos estabelecimentos prisionais onde cumpriam pena no dia 1º de junho de 2020, sob pena de serem considerados foragidos. “Foi um ato contrário ao interesse público. Quem garante que eles vão voltar?”, questiona o Sinpoljuspi. O Juiz Vidal de Freitas não vai comentar a decisão.
 

 

CidadeVerde

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário